sábado, 7 de janeiro de 2012

De Diana Corso[ não teremos tempo de SER e TER TUDO ]







" a consciência da morte obriga a objetivar as escolhas: não teremos tempo de SER e TER TUDO "...

texto: Diana Corso

Bilbo tem 13 anos.Para humanos é o fim da infância,na sua trajetória canina é o fim da vida.Mas,isso não é novidade para ele,nem para nós.Já faz cinco anos que dois veterinários diferentes lhe deram pouco tempo de vida.Alegavam,o que deve ser verdade,pois apareceu nos exames da época,que ele tinha o coração quase do tamanho da caixa toráxica , e 30% da função renal.A não ser que um milagre tenha acontecido,isso só pode ter piorado.Na ocasião lhe receitaram remédios,ração especial, uma vida de velho. Ele detestou, é próprio da sua raça a infância eterna.Nenhum buldogue francês amadurece,eles só ficam mais lentos. Os tratamentos o tornaram magro e deprimido.Ficava de mau humor cada vez que lhe dávamos uma pastilha .Por isso decidimos deixá-lo em paz; que durasse pouco ,mas fosse feliz!

Cortamos os remédios,a ração insossa.Livre da existência terminal,voltou a brincar e correr.Hoje,se fosse gente,teria uns 80 anos.Se fosse humano talvez já estivesse morto,de tristeza pela condenação que uma doença grave significa. Às vezes morremos de desesperança,achamos que a vida ,se não for infinita,não adianta que dure.
A religião tampouco consola,pois a suposta eternidade da alma já não conforta tanto.Mesmo com saúde,é só olhar em volta e acabamos fazendo os cálculos de quantas décadas nos restam.Aliás o envelhecimento é exorcizado principalmente,porque informa do tempo que´já gastamos.
Velhice é folha corrida.
A fantasia de ser eterno e intacto,como os belos vampiros contemporâneos,faz a vida parecer fonte de infinitas possibilidades.A consciência da morte obriga a objetivar as escolhas: não teremos tempo de ser e de ter tudo.Mas entre a ignorância animal e o pensamento negativista dos homens há outras atitudes bem mais inspiradoras.

Convivi com amigos,que,em vez de morrer de véspera,fizeram de uma má notícia fonte de sabedoria.
Há duas décadas o diagnóstico da contaminação pelo HIV,era um prenúncio de morte.Felizmente,não foi assim para todos,mesmo antes da descoberta do coquetel.Em alguns casos,a ameaça da morte os livrou das dúvidas pueris,da adolescência eterna.Agarraram-se à vida com vontade,viabilizaram escolhas profissionais,relacionamentos estáveis.Pressionados ,efetivaram-se no emprego da existência.A medicação que lhes devolveu a imunidade , já os encontrou de bem com a vida.
Woody Allen dizia que a palavra mais bela que já tinha ouvido era :" Benigno "!Há duas décadas o diagnóstico da contaminação pelo HIV,era um prenúncio de morte.Felizmente,não foi assim para todos,mesmo antes da descoberta do coquetel.Em alguns casos,a ameaça da morte os livrou das dúvidas pueris,da adolescência eterna.Agarraram-se à vida com vontade,viabilizaram escolhas profissionais,relacionamentos estáveis.Pressionados ,efetivaram-se no emprego da existência.A medicação que lhes devolveu a imunidade , já os encontrou de bem com a vida. Mesmo que o fim seja certo, por que não seguir alegremente?


Como meu velho cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário