domingo, 18 de novembro de 2012

Estudo< O segredo para uma vida mais longa >

 



A resposta nem sempre é exercício físico ou uma alimentação saudável. Pode ser melhor ter um bom grupo de amigos ou adotar um cão.Quando se pensa em viver mais e melhor é comum pensar-se em exercício físico, numa alimentação saudável ou até em dinheiro. Porém, um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard concluiu que nenhum desses factores é essencial: para aumentar a esperança média de vida, o importante mesmo é ter um bom grupo de amigos, um casamento estável e um cão.

Durante 72 anos, os investigadores estudaram mais de 200 homens americanos desde a juventude até à terceira idade, com avaliações a cada dois anos. Os responsáveis pelo estudo descobriram que para se conseguir uma vida longa, a felicidade tem um maior peso do que a classe social.

“As relações interpessoais mais satisfatórias e preenchidas são o factor decisivo para uma vida mais feliz e extensa”, afirma George Vaillant, director do estudo, à Rádio 'BBC 4'. Acrescentou ainda que “mais de um terço dos homens com boas relações está vivo actualmente, em comparação com apenas 4 dos 31 homens solteiros.”



O modo como envelhecemos está mais relacionado com os hábitos de vida estabelecidos antes dos 50 anos do que com os nossos genes. “Envelhecer com graciosidade depende mais das nossas atitudes do que da nossa bagagem genética”, defende George Vaillant. Um casamento seguro e rico em experiências positivas pode trazer mais alegria e serenidade depois dos 70 anos.

Mas para viver com qualidade de vida, e durante mais tempo, não basta a socialização com humanos. Os resultados mostram ainda que os donos de cães são indivíduos com níveis de pressão arterial e colesterol mais baixos.
Por Ana Cruz
Fonte: http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/Estudo--O-segredo-para-uma-vida-mais-longa

Nenhum comentário:

Postar um comentário